Brasil caminha para um 'Triunvirato' liderado por Rodrigo Maia, Paulo Guedes e Mourão?

Brasil caminha para um 'Triunvirato' liderado por Rodrigo Maia, Paulo Guedes e Mourão?
Vivemos atualmente em tempos fraturados, nos quais o mundo vive transformações radicais, mas ainda não sabemos qual será o resultado final de todas as mudanças que estão se processando. Mas em muitos casos, como na questão ambiental, política e econômica não há motivos para otimismo.

Governo Bolsonaro e a sua dificuldade em dialogar!

Do jeito que a situação do governo Bolsonaro está piorando, sem qualquer capacidade de articular politicamente alguma coisa, entendo que a Direita tradicional poderá vir a se unir, transformando o atual Presidente em uma espécie de 'Rainha da Inglaterra'. Ele ficaria no cargo de Presidente, mas não iria mandar em mais nada. 
E naquelas áreas que o governo está desarticulado ou adotando medidas prejudiciais ao país (educação, política externa) os militares poderiam vir a assumir o comando, o que não seria difícil, pois eles já estão presentes em um grande número de setores do governo federal.

Neste contexto, o Vice-Presidente Hamilton Mourão seria o representante da área militar neste amplo acordo político, que iria tentar dar um mínimo de estabilidade política e previsibilidade ao país. E tal acordo político poderia vir a ser viabilizado se o ministro Paulo Guedes aceitasse que os militares ficassem, na prática, de fora do alcance da 'reforma' da Previdência.
Inclusive, na questão da Previdência, o Paulo Guedes já começou a dialogar diretamente com Rodrigo Maia e estaria aceitando fazer algumas concessões. Daí, poderemos vir a ter um governo informal no país e que seria comandado pelos dois e que teria sustentação militar.

Mas é claro que tudo isso demandaria tempo e muitas articulações políticas e conversas de bastidores. Mas esta é uma saída que não deve ser descartada. 

Teremos um 'Triunvirato' governando o Brasil?

Com isso, teríamos uma espécie de 'Triunvirato', com cada um deles representando um segmento importante do Estado e da sociedade: Mourão representando a ala militar, Guedes representaria o sistema financeiro e Maia seria o representante da classe política tradicional, que ainda tem muita força no Congresso Nacional e no sistema político do país. 

A derrota que os deputados federais impuseram ao governo federal na questão da PEC do Orçamento mostra que isso não é impossível de vir a acontecer, não. Essa derrota já provocou forte impacto na Bolsa de Valores (despencou) e na cotação do dólar (subiu muito).
A solução para a crise política já está instalada pode vir por esse caminho, sim, do "Triunvirato', porque os poderes de Presidente da Câmara de Deputados são imensos e, praticamente, permitem ao mesmo que ele governe, de fato, o país. Ele tem poderes de um virtual Primeiro-Ministro.
Afinal, até os vetos presidenciais podem ser derrubados pelo Congresso Nacional. 

E como Rodrigo Maia já demonstrou que possui ampla capacidade de articulação política, dialogando com facilidade com todas as forças políticas representadas no Congresso Nacional, uma solução desse tipo não pode ser descartada, não. 

Até mesmo sobre a questão do financiamento sindical Rodrigo Maia se dispôs a conversar com representantes das Centrais Sindicais para tentar encontrar uma solução para. E recentemente, o Vice-Presidente Hamilton Mourão se reuniu com o presidente da CUT (Vagner Freitas). 

Então, um governo comandado por lideranças dispostas a dialogar poderá vir a saída para a situação de impasse político que o Brasil enfrenta já neste início de novo governo.

E se o atual Presidente do país começar a atrapalhar muito, não duvido que o Parlamentarismo venha a ser aprovado rapidamente dentro de pouco tempo.
Links:

Guedes reclama de desarticulação política do governo federal:
https://www.revistaforum.com.br/aos-gritos-paulo-guedes-reclama-de-desarticulacao-do-psl-no-congresso-dizem-deputados/

Congresso Nacional derrota governo federal na PEC do Orçamento:

http://www.vermelho.org.br/noticia/319393-1

Derrota do governo federal no Congresso faz Bolsa desabar e dólar disparar:

https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/03/27/cotacao-do-dolar-em-27032019.ghtml

Recusa de Bolsonaro de dialogar com o Congresso Nacional pode fazer país ficar paralisado politicamente:

https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2019/03/com-nova-politica-bolsonaro-se-coloca-em-armadilha-e-paralisa-sistema-politico

Rodrigo Maia convoca representantes de Centrais Sindicais para conversar sobre MP do financiamento sindical:

https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2019/03/maia-chama-centrais-para-conversa-sobre-mp-do-financiamento-sindical

Comentários